Case: soluções em tecnologia wireless e acessibilidade
A Case Construction Equipment está apostando em soluções que tenham foco em inclusão e disponibilidade de mão de obra, maior eficiência, mais tecnologia embarcada e menor custo de fabricação e consumo. “Esta definição representa a sinergia entre fábrica, concessionário, cliente e campo, que é a única maneira de alcançarmos a produtividade necessária para impulsionar a construção civil, a infraestrutura, a mineração ou o agronegócio”, declara Roque Reis, vice-presidente da Case para a América Latina.
Os destaques da marca na M&T Expo foram as retroescavadeiras conceito 580N Accessibility, que permitem a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida, e 580N Wireless, que pode ser acionada e comandada à distância. Os modelos estão sendo preparados para estar no mercado num futuro próximo. “Em pouco tempo, essas tecnologias estarão inseridas no dia a dia do nosso cliente”, revela Reis.
A marca também levou à M&T um computador holográfico, que permitia aos visitantes se envolverem em um universo 3D e interagir com máquinas e componentes no ambiente virtual para identificação e resolução de ajustes e manutenção.
Ao todo, a Case expôs um total de 10 máquinas. Além das novidades, estão também estavam presentes a retroescavadeira 580N, as pás-carregadeiras W20F e 621E, o trator de esteiras 2050M, a motoniveladora 865B, as escavadeiras hidráulicas CX220C Long Reach e CX240C e a minicarregadeira SR200.
Pintada de azul
O modelo conceito da retroescavadeira 580N Accessibility foi pintado de azul (a cor padrão da marca é o laranja), que representa a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida. O modelo foi concebido pelo time de Engenharia da marca, na fábrica de Contagem (MG), em parceria com a empresa Elevittá, e será o primeiro do País a permitir que pessoas com dificuldade de mobilidade possam operar uma máquina de construção.
O equipamento trará um diferencial para o mercado de trabalho e para a sociedade, pois possibilita a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida em novas e diferentes atribuições nas empresas, bem como reafirma a capacidade e o potencial desses operadores.
Parceria com o Senai Innovation
Com desenvolvimento 100% nacional da Engenharia da Case em parceria com o Senai Innovation, a tecnologia da retroescavadeira conceito 580N Wireless permite que todos os comandos da máquina estejam num tablet, que pode ser retirado e o equipamento, comandado à distância.
A tecnologia, única no mundo segundo o fabricante, elimina 50% dos chicotes elétricos, que têm alto custo de desenvolvimento e alterações, além de diminuir a dificuldade de gerenciamento diário. O tablet comanda a máquina ao mesmo tempo que se conecta a todos os serviços Case e todos os dispositivos ao redor, trazendo facilidade de operação e segurança.
Também destaca-se como a 1ª máquina a possuir velocímetro digital em km/h, além da maior facilidade de manutenção, menor tempo de parada de máquina e maior valor de revenda, de acordo com a Case.
Óculos para realidade virtual
Óculos baseados em realidade virtual também foram uma das atrações da marca. O computador holográfico permitia aos visitantes interagirem com máquinas e componentes em 3 dimensões. Esse conceito irá funcionar como material de apoio aos clientes nos próximos anos para a resolução mais rápida de problemas que ocorrerem com os equipamentos em campo.
Oficina móvel
A montadora também apresentou um carro exclusivo do time de Serviço Case para visitas, treinamentos e entregas técnicas no campo, que inicialmente será utilizado na região de São Paulo. A proposta é que esse veículo seja modelo para outros da fábrica e da rede de concessionários.
Além das versões em exposição, a linha completa de produtos Case inclui os seguintes modelos:
Pás Carregadeiras: W20F, 621E, 721E, 821E, 921F
Tratores de Esteiras: 1150L, 1650L, 2050M
Motoniveladoras: 845B, 865B, 885B
Escavadeiras hidráulicas: CX130C, CX180C, CX220C S2, CX240C ME, CX350C, CX370C ME, CX800B
Minicarregadeiras: SR150, SR175, SR185, SR250, SR300
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Outubro 2024
As Mulheres na Mineração Brasileira - Mulheres são cerca de 17% da força de trabalho na mineração mas empresas buscam melhorias